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10 Requisitos para Um Site Otimizado para Motores de Busca

10 Requisitos para Um Site Otimizado para Motores de Busca

Seu site não está no Google ou Bing? Confira as 10 Dicas essenciais para ter o seu

Site Otimizado Para Motores de Busca

Quando se fala na importância de todas as empresas terem um site, é fácil compreender o porquê dessa afirmação. Se pararmos para pensar em quantas vezes buscamos informações sobre produtos e serviços na internet e nas tantas vezes que compramos efetivamente, vamos nos dar conta que estar fora da internet, para qualquer um, é como não existir.

Dito isso então, queremos nos ater na busca que todas as empresas que querem aparecer para seus consumidores devem se preocupar.

Estamos falando a otimização para os motores de busca, como Google, Bing e Yahoo.

Esses buscadores são uma mão na roda para todos os internautas, pois é através deles que nossas buscas por os mais variados assuntos, são facilitadas enormemente.

Imagina você sem a ajuda desses buscadores, para pesquisar e encontrar sites relacionados com o assunto das suas buscas, seria como procurar agulha no palheiro.

Importante também é entender um pouco de como os algoritmos desses buscadores processam essas massas de informações, para lhe retornar com sites que contenham as informações mais relevantes e alinhadas com suas buscas.

Um motor de busca associa palavras que os utilizadores inserem em um campo de texto a um índice, apresentando assim sumários de conteúdo numa página de resultados (ou SERP – Search Engine Results Page).

 

A essa altura do campeonato você deve estar se perguntando:

“Mas como esses buscadores e seus algoritmos organizam esses conteúdos que eles trazem?”

 

É ai que entra o SEO (Search Engine Page) ou o funcionamento do Motor de Busca de Páginas de todos os sites existentes, pois entendendo como é o seu processo de ranqueamento, sua empresa poderá trabalhar para adequar-se aos padrões que esses buscadores consideram como padrões que facilitam com que seus motores entendam e possam analisar o grau de relevância dos conteúdos desses sites, permitindo ranquearem estes nas primeiras posições ou em posições mais secundárias.

A isso se dá o nome de ranking orgânico, é o posicionamento nessa lista estruturada pelos buscadores e que depende exclusivamente dos conteúdos dos sites e como ele estão estruturados.

Quais São esses Requisitos para tornar meu Site Otimizado Para Motores de Busca?

 

Site Otimizado Para Motores de Busca - HAKK Agência Digital

 

Vamos à eles…

 

  • Velocidade de Carregamento – Seu site rápido

 A velocidade de carregamento tem muito a haver com a qualidade do código de programação de um website e quantidade de recursos que esse site demanda para sua exibição.

Por exemplo: Se o seu website tem muitas imagens grandes, isso impacta no carregamento dessas imagens, comprometendo assim a velocidade de carregamento.

 

  • URL Amigável – Fácil para nós e para os buscadores lhe enxergar

 Uma URL (endereço do seu domínio) é mais amigável para os motores de busca, quando ela não contém sinais como underscore e outros sinais que dificultem a leitura e o entendimento a qual assunto seu site se refere.

É como se você estivesse procurando um livro em uma biblioteca e os títulos dos livros nas diversas prateleiras contivessem sinais que dificultassem sua leitura e entendimento sobre os assuntos contidos nesses livros.

Você certamente se concentraria em conhecer mais sobre àqueles livros que tivessem títulos que demonstrassem estar mais alinhados com sua busca, do que outros que tivessem títulos menos alinhados ou de difícil entendimento.

Veja a diferença entre url amigável e não amigável

Não amigável: minhaloja.com.br/produto.php?id=154

Amigável: minhaloja.com.br/produto/smartphone/samsung-galaxy-s8

 

  • Títulos ( Tag) – Os buscadores sabem o que tem na página

Os títulos de conteúdos devem expressar em suma, sobre quais assuntos os conteúdos dos textos tratam e para isso temos o conceito de palavras-chave, pois esse é o tipo de correlação feita pelos buscadores.

Quando um website busca fornecer informações sobre um produto ou serviço, ele deve conter em seus conteúdos (Títulos, textos e imagens) correlação com aquilo que seu público alvo está buscando.

A isso se dá o conceito de relevância (importância, utilidade) para o público que está buscando por essas informações e isso então é correlacionado pelos motores de busca para mostrar um determinado website nas primeiras posições da lista ou em posições mais secundárias.

 

  • Descrição das Tags – Um resumo de toda a sua página

Descrição das tags (etiquetas), são descrições que determinam o que citamos anteriormente, que são marcadores que permitem a correlação com as palavras-chaves procuradas pelos leitores.

Pode utilizar a ferramenta Sitechecker para verificar se as meta tags estão compiladas corretamente. Por exemplo, se faltarem palavras-chave numa determinada meta tag, esta ferramenta dir-lhe-á exatamente onde se encontra o erro e como corrigi-lo.

 

  • Imagens

Para as imagens temos a premissa que buscadores não entendem o que são imagens, eles conseguem, através dos seus algoritmos, processar e entender somente textos e então é necessário que cada imagem que é publicada em um site, tenha o que chamamos no jargão da programação de uma ALT TAG (etiqueta designadora), informando para os algoritmos de busca que aquilo que está disposto ali, é uma imagem e que ela está relacionada com o assunto tratado no texto e que é um assunto correlacionado com o assunto que o leitor buscou.

 

  • Textos

Como já falamos no item anterior, buscadores processam e entendem textos, porém esses textos devem estar estruturados conforme padrões, que são estabelecidos como padrões de boa qualidade para a leitura humana.

Exemplo disso é que os buscadores classificam que um bom texto, deve conter na primeira página de um website (home), pelo menos 2000 palavras, pois tendo essa quantidade de palavras, significa que esse texto tem uma quantidade de informações que  explicam conceitualmente de forma mais detalhada, o assunto que ele está tratando e cujo qual seus leitores estão buscando.

 

  • Código HTML – O coração do seu site

O código HTML é o código da programação visual que comumente chamamos de código de marcação ou código de frente (front end) e é aquilo que estrutura visualmente um website. Nele estão todas as informações para que os usuários visualizem as cores, efeitos, botões, textos e imagens.

Esses códigos devem seguir padrões determinados pelas boas práticas e que inclusive possuem um órgão, que na verdade é um consórcio chamado W3C, uma organização mundial com quase 400 empresas integrantes e que segundo padrões definidos por elas, estabelece os padrões de qualidade para a construção de websites.

 

  • Links e Botões para Redes Sociais – Disseminação de sua marca

Esse item é fácil de entender sua importância dentro do contexto dos websites. Links e botões que façam a interligação entre os websites e seus seguidores nas redes sociais geram tráfego e tráfego por sua vez é moeda corrente para trazer autoridade e relevância para um website.

Novamente o ciclo se completa, pois um site que tenha relevância e autoridade aparece nas primeiras posições, devido a correlação feita pelos motores de busca que é simples: Se tem autoridade e é relevante, logo depreende-se que deve aparecer nas primeiras posições, pois interessa como conteúdo para uma grande parcela de usuários.

 

  • Responsividade – Para todos acessar

Esse é um item que nos dias de hoje se justifica mais que nunca. Anteriormente, quando a internet ainda era uma rede que estava mais baseada na troca de informações entre computadores, o tamanho de tela que era utilizado para quase todo mundo, era o mesmo. As resoluções de tela normalmente eram 800 x 600 ou 1024 x 768  e ponto final.

Com a entrada de smartphones e tablets, a coisa mudou drasticamente e os tamanhos de tela outrora homogêneos se multiplicaram em vários tamanhos de telas e isso demandou que a programação acompanha-se essa variedade, dando o nome à isso de “responsividade”.

Um website ser responsivo é estruturar seu código de programação HTML de uma forma que ele reconheça em que equipamento o usuário está abrindo determinado website e a partir disto manter a estrutura da forma original como ela foi concebida, em qualquer tamanho de tela, portanto em qualquer equipamento.

 

Site Otimizado Para Motores de Busca e Seu site responsivo - HAKK Agência Digital

Isso para a geração que nasceu dedilhando na telinha é algo que parece simples ou elementar, mas para os mais antigos ou os chamados idosos aposentados do INSS, sabe que não é e que por trás dessa aparente simplicidade existe uma evolução e um esforço enorme, uma vez que é preciso as vezes criar códigos específicos para cada resolução ou dispositivo.

 

  • Backlinks 

Novamente nos deparamos com termos do jargão da programação: Backlinks (ligações de retorno). Na verdade é outro recurso importantíssimo e que permite aos motores dos buscadores definirem o grau de importância de um website, pela quantidade de links externos ao website, que apontam para esse.

A correlação nesse caso é que se um website externo referencia um determinado website, seja por um conteúdo ou por alguma informação sobre esse website, isso confere à este uma relevância ou autoridade que lhe destaca em relação aos demais websites. Os Backlinks são de extrema importância para tornar um site otimizado para motores de busca, pois, quanto mais links apontando para seu site, mais, o Google confiará em seu conteúdo.

 

Enfim, existem outros inúmeros parâmetros que são levados em consideração pelos buscadores, nós aqui na Hakk trabalhamos esses como parâmetros básicos e vemos que quando bem trabalhados, e que representam um grande avanço para um bom posicionamento nos buscadores, logo também, atuamos com outros vários requisitos que melhoram consideravelmente o posicionamento dos sites.

Se você está querendo melhorar o posicionamento orgânico, tornar seu site otimizado para motores de busca, diminuir os gastos com mídia paga e cortar essa dependência, entre em contato conosco ou deixe seu comentário, pois nós inclusive faremos um diagnóstico gratuito de SEO para lhe mostrar onde podemos melhorar seu website para que seu site possa aparecer no Google.

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Comentários

  1. minha loja não está tendo boas visitas, mal estou aparecendo no google, voces podem me ajudar?

  2. eu entendo um pouco de programação, bem pouco mesmo, mudei algumas coisas e vi que nas analise dentro do Google minha pontuacao melhoro, porfavor, você poderiam me enviar um orçamento?

  3. Excelente post, eu gostaría de um orçamento para acelerar meu site, ele está muito lento

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