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Marketing Viral: o que é, por que é importante e como fazer

Marketing Viral: o que é, por que é importante e como fazer

Pensar em estratégias que ajudam a chamar atenção do público é algo muito importante para o sucesso dos negócios. O Marketing Viral é uma técnica interessante para o crescimento da marca, permitindo alcançar novos potenciais clientes e conquistar a confiança dos consumidores, além de gerar ótimas oportunidades.

O que é Marketing Viral?

O marketing viral é uma vertente do marketing e tem o foco em fazer conteúdos e ações com alto potencial de engajamento e fazê-los serem muito comentados, vistos e compartilhados pelo público.

O grande foco da estratégia é tornar as campanhas e peças “viralizáveis”, ou seja, que tenham grandes índices de compartilhamento, algo que proporciona ganhos interessantes para as empresas ao expandir o alcance do público e geralmente ser mais dinâmica, demonstrando a personalidade da marca para identificação.

A grande questão do marketing viral é que conseguir a viralização não é uma tarefa fácil. Isto posto, os profissionais precisam criar conteúdos que consigam gerar estranheza, identificação ou mesmo emocionar de alguma forma (como peças engraçadas ou mais sentimentais).

Com algumas estratégias específicas, os resultados podem ser bastante satisfatórios. Mas para que isso seja possível, o objetivo precisa estar bastante claro, bem como o público a ser atingido (seus hábitos e interesses) precisa ser conhecido.

Vantagens das estratégias de Marketing Viral

Uma das grandes vantagens do marketing viral é ter o público a seu favor como divulgador de conteúdo, ou seja, se a estratégia viral for bem desenvolvida, naturalmente as pessoas podem espalhar as mensagens.

Deste modo, as estratégias de marketing viral são interessantes para os negócios, graças ao seu custo baixo, resultados com alto grau de compartilhamento, grande alcance em pouco tempo, além de ser uma forma de divulgação que ocorre espontaneamente.

Os conteúdos virais possuem um alcance superior comparado aos conteúdos normais, permitindo que muitas pessoas visualizem as campanhas.

Consequentemente, melhora o acesso aos blogs e sites da marca, contribuindo para a construção de uma imagem de autoridade no nicho de atuação.

Outras vantagens interessantes desta estratégia são:

  • Melhora o engajamento;
  • Aumenta a popularidade;
  • Traz excelente custo-benefício;
  • Permite impulsionar as vendas;
  • Possibilita um feedback imediato.

 

Um ponto importante que os profissionais precisam se atentar é que um conteúdo viral não tem uma receita, ou seja, eles surgem não pelo fato de alguém pedir, mas justamente ao aproveitar as oportunidades.

Como colocar em prática as estratégias de marketing viral?

O marketing viral precisa de uma estratégia bem desenvolvida e que promova benefícios aos negócios. 

De nada adianta querer viralizar só por viralizar, porque esta ideia não gera bons resultados, afinal, é preciso transmitir a mensagem adequada para atrair o público com maior potencial de conversão com a marca, trazendo conexão.

Deste modo, pensar em estratégias eficientes e bem planejadas são maneiras de aplicar as ideias corretamente nos conteúdos e aumentar as possibilidades de viralizar da maneira correta.

Para fazer marketing viral é necessário:

  1. Analisar o público

O público é uma das bases do marketing viral, já que é através dele que os conteúdos ganham força e são difundidos. 

Sendo assim, entender o público e o que ele deseja, fazendo análises do comportamento e sabendo com quem se deseja conversar, são formas de entender melhor o que mais agrada e traçar estratégias mais efetivas.

Por exemplo, utilizar ferramentas para análise de métricas nas mídias sociais ajuda a saber quais conteúdos tiveram mais engajamento, assim será possível identificar padrões de comportamento da persona (representação do cliente ideal).

  1. Explorar o humor e fatores de identificação

Os conteúdos que mais viralizaram na internet são os que exploram o humor. Sendo assim, explorar vídeos e memes engraçados são formas de aumentar as possibilidades de compartilhamento do conteúdo.

Ao ver os conteúdos, as pessoas se identificam com a situação. Isto posto, entender a persona é uma forma de conseguir aplicar bem as estratégias de marketing viral e Inbound Marketing de forma mais criativa, explorando o humor e até o uso de personagens.

  1. Provocar estranheza

A ousadia e estranheza são fatores importantes e ajudam o conteúdo a viralizar. Deste modo, explorar a criatividade e buscar formas diferentes/inusitadas, mas de acordo com a personalidade desejada para a marca, amplia as chances de chamar atenção do público.

Um ponto importante é pensar nos temas dos conteúdos, pois, assuntos controversos podem gerar críticas e boicotes às marcas, por isso, ter cuidado é essencial para conquistar resultados interessantes.

  1. Incentivar o compartilhamento

O ato de compartilhar é fundamental no marketing viral, ou seja, incentivar o compartilhamento é importante para que os conteúdos alcancem os espaços e resultados almejados.

Para estimular o compartilhamento dos conteúdos, os profissionais podem colocar em prática algumas dicas como:

  • Crie posts em colaboração com outros perfis;
  • Use hashtags de modo estratégico;
  • Convide o público a pensar e interagir;
  • Use boas CTA (Chamadas de Ação) na legenda dos posts;
  • Crie ações de bonificação para compartilhamentos específicos.

Estas e outras dicas podem ser aplicadas para aumentar a eficiência do marketing viral da empresa.

Portanto, pensar nas campanhas de marketing viral como uma maneira de melhorar a relação com os consumidores, dando-lhes conteúdos de valor e como uma maneira de aumentar a exposição da marca são formas de criar ações virais com grande potencial de sucesso, algo importante para o crescimento de lucros e oportunidades nos negócios.

 

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